Problemas com novo emissor de NFS-e da PJF – Prefeitura de Juiz de Fora

No último sábado, dia 01, a Prefeitura de Juiz de Fora, implantou um novo sistema para emissão da NFS-e.

Com a nova ferramenta, será possível efetuar tanto a emissão de Nota Fiscal como a escrituração do ISSQN em um só ambiente. No entanto, milhares de prestadores de serviços não estão conseguindo emitir as notas.

Isso se deve ao fato do novo emissor não ter sido homologado, ou seja, testado, antes de ser implantado.
A falta de testes, gerou uma série de erros para os usuários do sistema da prefeitura e também para os usuários de outros softwares, que validam suas notas através do sistema da prefeitura de Juiz de Fora. Iremos listar alguns destes erros a seguir.

Para os usuários diretos do emissor da prefeitura, o primeiro erro aparece ao logar no sistema, quando este não reconhece sua senha antiga, sendo necessário clicar em “esqueci minha senha” após digitar o CNPJ, para receber uma nova senha no seu e-mail cadastrado.


Digitada a nova senha, provavelmente os usuários conseguirão logar, ou irão se deparar com o próximo erro, “somente prestadores podem se logar no sistema.”


 

Mesmo após isso tudo, a maioria das empresas enquadradas no Simples Nacional não poderão emitir suas notas, pois o sistema informa valores no campo de recolhimento do ISS e para estas empresas o recolhimento ou retenção deste tributo não pode constar na fiscal.

Já para os usuários de softwares de terceiros, os erros podem ser diferentes de acordo com o sistema utilizado. Os mais comuns que verificamos foram os seguintes:

  • Uma exceção foi acionada pelo destino de uma chamada. A solicitação foi anulada: Não foi possível criar um canal seguro para SSL/TLS.

  • XML NFS-e Inconsistente
  • Elemento Reference mal formado.

Em contato com o suporte da NFS-e da PJF, o mesmo informou que vários clientes estão passando pela mesma situação e que já cobraram da prefeitura uma solução. Esta informou que até dia 05/04/2017, os problemas serão solucionados e as empresas conseguirão emitir suas notas normalmente.

Infelizmente, o que podemos fazer agora é aguardar a solução da empresa responsável. Caso queira entrar em contato direto com eles, utilize os seguintes meios:

Telefones: (34) 3690-7087, 3690-7316 e 3690-7417, 0800 006 0927

Email: nfe.suporte@portalfacil.com.br